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GÊNEROS DE ANIME
Em geral, mas nem sempre, os animes são baseados nos mangás (quadrinhos japoneses) publicados anteriormente. A indústria de quadrinhos japonesa está entre as mais produtivas e vibrantes do mundo. Os mangás japoneses (publicados quase que exclusivamente em preto e branco) são ainda mais variados que os animes, e amplamente aceitos como uma forma legítima de literatura e de arte. Os mangás servem como inspiração para séries de televisão, lançamentos diretos em vídeo e filmes para cinema. Recentemente o mangá também influenciou o estilo dos desenhos de alguns títulos dos quadrinhos da Marvel e da DC.
Os animes incluem gêneros familiares como 6pera espacial, cyberpunk, policiais, dramas de colegiais e mais. Alguns dos sub-gêneros mais ex6ticos estão descritos a seguir. E bastante comum que alguns programas mesclem elementos de diversos gêneros.

MECHA: Este é o termo em japonês para as máquinas que aparecem nos animes. Os animes de mecha mostram essas máquinas em ação, frequentemente robôs gigantes, espaçonaves, submarinos, caças ou poderosas armaduras transmorfas, pilotados por humanos. Entre as primeiras séries de animes voltados para o gênero mecha estão os programas de "heróis", onde campeões adolescentes lutavam contra mentes diabólicas abordo de super-veículos, submarinos ou robôs gigantes. Os robôs mais legais, como os de Mazinger Z; podiam se transformar em diferentes formas ou mesmo se combinar em robôs ainda maiores (o que também ajudava a vender toneladas de brinquedos legais). Em seguida surgiram séries como Mobile Suit Gundam, que tratavam os robôs gigantes e as espaçonaves de batalha como equipamentos militares "reais" usados pelos governos e corporações para travar guerras ou combater terroristas. Diferentes dos heróis e vilões das histórias em quadrinhos, os personagens eram geralmente soldados jovens e talentosos encarando o combate e a morte pela primeira vez, enfrentando oponentes muito semelhantes a eles mesmos. Se você conseguir aceitar a possibilidade de que robôs e espaçonaves assim possam existir, o gênero de anime mecha oferece ação dramática de qualidade tanto no estilo Ópera espacial quanto cvberpunk (com uma pitada de novela) que em muitas vezes ou mesmo o que há de melhor na ficção científica para TV produzida no ocidente.

GAROTAS MÁGICAS: Se os programas de mecha são as séries mais clássicas de anime shonen (para garotos), a garota mágica sintetiza o anime de estilo shojo. Estas séries geralmente mostram urna garota do ginásio ou do colegial que recebe o poder de se transformar em uma super-heroína mágica capaz de combater o mal: Com freqüência a garota mágica irá descobrir outras garotas dotadas de poderes, que se tornarão suas aliadas. Elementos comuns nesses animes são animais de estimação fofinhos e capazes de falar, misteriosos aliados masculinos, monstros malignos obcecados em dominar o mundo (um grupo diferente a cada temporada), romances colegiais e a temática sobre o valor da amizade. Muitos animes sobre garotas mágicas também incluem fortes elementos dramáticos, quando os personagens encaram corações partidos, tragédias e ocasionalmente a morte em sua luta para conquistar o amor e proteger o mundo do mal.

SUPER-ESQUADRÕES (SENTAI): Um primo mais genérico dos programas de garotas mágicas, as equipes Sentai geralmente são grupos de personagens que lutam contra o mal, em geral usando armaduras mágicas ou tecnológicas bem apertadas. Esses animes são inspirados em programas filmados com atores reais, como Ultraman e Power Rangers. Um subgênero que ocasionalmente se torna popular é o chamado "garotos de armadura", composto por equipes de jovens durões e angustiados, cuja beleza física é usada para atrair o público feminino enquanto a ação desperta o interesse do Público masculino.

ARTES MARCIAIS: Apresentando batalhas inspiradas pelos mangás, pelos videogarnes e pelos filmes wuxia ("wire fu") de Hong Kong, os lutadores dos animes frequentemente transcendem as limitações da realidade para produzir ataques especiais incrivelmente poderosos baseados no poder do chi, como bolas de fogo e gêiseres de energia. Os personagens dos animes de artes marciais são frequentemente obcecados em se colocarem à prova e em descobrir novas técnicas, da mesma forma que os personagens dos jogos de RPG sempre procuram "avançar de nível". As histórias de artes marciais podem ocorrer no mundo real ou em cenários exóticos como as vastidões devastadas de um mundo pós-apocalíptico ou a China medieval. Com freqüência, o gênero de artes marciais cruza com o sobrenatural à medida que os heróis lutam contra magos ou são submetidos a estranhas maldições.

ANIMES ESPORTIVOS: Os personagens podem ser profissionais do tênis, jogadores de baseball ou basquete, equipes de lutadores, corredores de automóveis ou qualquer outro tipo de atleta. Alguns animes de esportes ocorrem no futuro, com esportes tirados da ficção científica que não existem hoje em dia. As tramas dos animes de esportes se concentram tanto no desenvolvimento emocional dos personagens quanto em seu treinamento, disputas ou torneios. No início, o herói geralmente sofre de falta de confiança e de perícia, mas com a ajuda de seu melhor amigo ou treinador supera esse obstáculo, adquirindo o respeito de seus colegas de time e os levando à vitória na competição final. , As seqüências em geral mostram grandes desafios ou viagens (como as Olimpíadas). O misto de intensa rivalidade e amizade entre os diferentes membros do time é tão importante quanto sua relação com seu treinador/técnico/sensei. Este gênero pode se cruzar com os de artes marciais ou mesmo os de mecha, dependendo do tipo de esporte envolvido.

NAMORADA EXÓTICA: Estes programas são na verdade comédias de situação ou dramas onde um garoto aparentemente comum se vê envolvido em um relacionamento com uma ou mais garotas exóticas que estão perdidamente apaixonadas por ele. O rapaz pode ser um adolescente comum, ou mais do que realmente aparenta. As garotas são alienígenas, deusas, lutadoras de artes marciais, robôs, pilotos de caça, etc., e todas competem ciumentamente pela afeição do herói. Muitas vezes o herói quer apenas se livrar de todas elas e namorar uma garota "normal", mas a trama (invasores alienígenas, a necessidade de salvar o mundo) sempre o atrapalha. Como as garotas possuem poderes especiais ou armas enormes, o gênero oferece uma combinação de triângulo amoroso e comédia de ação com apelo tanto para garotos quanto para garotas. O gênero deu origem aos jogos de "simulação de encontros", muitos dos quais ganharam seu próprio anime. Existem raras variações que mostram uma série de garotos e uma única garota.

EXILADOS INTERDIMENSIONAIS: Primos de obras como Alice No País dos Espelhos, John Carter de Marte ou O Mágico de Oz, esses animes de fantasia científica começam com um ou mais personagens no moderno. Algo realmente estranho, fazendo com que os personagens sejam magicamente transportados ou mesmo sugados para uma outra dimensão, um mundo de fantasia onde existe magia, raças alienígenas ou supertecnologias perdidas, e onde eclode uma batalha épica entre forças rivais. Neste mundo, os terráqueos exilados freqüentemente possuem habilidades especiais, permitindo que se tornem pilotos de mecha, magos, líderes ou guerreiros em meio ao grande conflito – caso se aliem ao lado correto. Em geral as linhas de disputa não são muito claras, fazendo com que o grupo de exilados acaba se dividindo entre os dois lados.

AÇÃO SOBRENATURAL: Superficialmente, estes programas são séries de "terror", pois apresentam demônios, espíritos, fantasmas, vampiros, adolescentes com poderes psíquicos fora de controle ou outros horrores que ameaçam o mundo. A grande diferença é que, em vez de serem incapazes de enfrentar o perigo, os heróis em geral têm acesso a alta tecnologia, equipamentos cibernéticos, artes marciais, poderes mágicos ou habilidades sobrenaturais próprias e são capazes de lutar contra os monstros em pé de igualdade. Assim, esses animes na verdade são programas de ação/aventura com um toque de sobrenatural. Algumas vezes o terror é puramente sobrenatural, ou possui alguma justificativa de ficção científica, como poderes psíquicos, parasitas sinistros ou alienígenas metamorfos. As garotas mágicas podem ser consideradas um subconjunto deste gênero, assim como os programas de "tentáculos maliciosos", nos quais os terríveis demônios estão interessados em mais do que apenas o sangue e a alma de suas vítimas.

AÇÃO COM SAMURAIS OU NINJAS: Esses animes históricos acontecem durante o Japão medieval ou antigo, em um mundo com samurais armados com katanas, ninjas assassinos, monges Budistas mágicos, clãs guerreiros e vinganças sangrentas. Um ninja ou samurai heróico pode derrotar uma dúzia de inimigos com sua lâmina, e a sacola de um ninja pode conter truques que variam desde bombas até literalmente a invisibilidade. Esses programas geralmente são "fantasias históricas", brincando de forma bastante livre com a história japonesa, da mesma forma que os filmes de faroeste faziam com o Velho Oeste americano. Variações incluem programas situados em uma China ou Índia pseudo-histórica.

ESPADA E FEITIÇARIA: Esses animes no estilo ocidental tiram boa parte de sua inspiração dos jogos de RPG de fantasia para computadores e vídeo games, adicionando,. no entanto, um toque especial. Isto inclui elementos visuais (os elfos de anime costumam ter orelhas enormes), poderes mágicos insanamente destrutivos (em geral, variações mais poderosas das bolas de fogo) e frequentemente uma mistura entre magia e tecnologia. Estes últimos consistem em robôs, andróides ou mesmo navios voadores tecno-mágicos, e relíquias de antigas civilizações cujos segredos foram perdidos.

CONSPIRAÇÕES BIZARRAS: Esses animes, em geral, retratam tramas governamentais ou experimentos secretos de grandes corporações. Frequentemente um garoto ou garota inocente se torna uma peça em algum tipo de projeto sinistro para criar ou controlar urna super-arma criada para combater um inimigo desconhecido, ou descobre uma pista (como uma armadura mecha) que o leva para o centro do problema. Nenhum dos lados é o que parece, além de existirem planos dentro de planos fazendo com que até mesmo a identidade do personagem possa ser uma mentira. Este tipo de programa frequentemente se mescla com os gêneros de ação sobrenatural ou de mechas, com inteligências artificiais, poderes psíquicos ou mechas avançados como parte dos experimentos.

MONSTROS DE ESTIMAÇÃO: Inspirado nos bichinhos virtuais e nos jogos de vídeo game, estes animes infantis extremamente populares mostram crianças vagando pelo mundo enquanto coletam ou treinam "monstros de estimação", seja como gladiadores ou como companheiros em uma batalha contra o mal. Este é o mais recente gênero de anime e um dos mais populares (e lucrativos) na América do Norte.

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