Esqueleto



Dado de Vida: 2d (6 PVs)
Iniciativa: +5
Deslocamento: 9m
Classe de Armadura: 14, toque 11, surpreso 13
Ataque/Dano: espada curta +1 (1d6+1) ou garra +1 (1d6-1)
Qualidades Especiais: Redução de Dano 5/ esmagamento, Visão no Escuro 18m, Imunidade a Frio, Morto-Vivo
Resistências: Fort +0, Ref +1, Vont +2
Habilidades: For 13 (+1), Des 13 (+1), Cons —, Int —, Sab 10, Car 1 (–5)
Talento: Iniciativa Aprimorada
Nível de Desafio: 1/3
Tendência: Neutro e Maligno
Estes são o tipo mais fraco de morto-vivo — simples amontoados de ossos que andam e lutam. Eles não surgem naturalmente; costumam ser invocados por magos necromantes e clérigos (um ato considerado criminoso e maligno em quase todos os reinos) para atuar como guardas.
É raro que sejam encontrados sozinhos: costumam agir em bandos de 2d6 indivíduos.
Além das imunidades normais possuídas pelos mortos-vivos, esqueletos não podem ser afetados por ataques baseados em frio ou gelo e sofrem dano menor quando atacados com armas cortantes ou perfurantes (afinal, não têm carne que possa ser ferida).
Quase todos os esqueletos são silenciosos, totalmente mudos; aqueles capazes de falar o fazem com uma voz estridente e arranhada. Um esqueleto nunca pode se fazer passar por um ser humano, mesmo disfarçado. Normalmente não usam roupas, apenas pedaços rasgados do que vestiam quando morreram.
Esqueletos não conseguem pensar ou tirar conclusões sozinhos, fazendo apenas o que lhes é ordenado. Devido a essa limitação, suas intruções devem ser simples. Esqueletos atacam destemidamente até que sejam destruídos, lutando com as armas que carregam
ou com suas garras afiadas.
Redução de Dano 5/esmagamento: esqueletos ignoram 5 pontos de dano causado por armas que cortam e perfuram, como espadas, machados, flechas e outras (ou seja, um ataque que causaria 9 pontos de dano na verdade causa apenas 4 pontos).
Armas que causam dano por esmagamento, como maças e clavas, causam dano normal.
Imunidade a Frio: como não possuem carne ou órgãos vitais, magias e ataques baseados em frio (como Raio de Gelo) não causam nenhum dano contra esqueletos.
Visão no Escuro: esqueletos enxergam na escuridão total a até 18 metros, mas apenas em preto e branco. Visão no Escuro não serve para ver coisas invisíveis, nem funciona em uma área de Escuridão mágica.
Morto-vivo: um esqueleto não é mais uma criatura viva, por Semi-humanos: um halfling, um elfo e um anão tanto não é mais afetado por qual quer magia ou efeito que afete a mente. Também não é afetado por venenos ou doenças. Esqueletos podem ser esconjurados ou destruídos por personagens com o talento Expulsar Mortos-Vivos.

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