Cubo Gelatinoso
Dados de Vida: 6d6+32 (72 PVs)
Iniciativa: –5
Deslocamento: 5m
Classe de Armadura: 3, toque 3, surpreso 3
Ataque/Dano: pancada +1 (1d6 mais 1d6 por ácido)
Ataques Especiais: Ácido, Engolfar, Paralisia
Qualidades Especiais: Percepção às Cegas 18m, Imunidade a Eletricidade,
Transparente
Resistência: Fort +9, Ref –4, Vont –4
Habilidades: For 10, Des 1 (–5), Cons 26 (+8), Int —, Sab 1 (–5), Car 1(–5)
Perícias: nenhuma
Talentos: nenhum
Nível de Desafio: 3
Tendência: Neutro
Esta criatura quase transparente vaga lentamente pelos corredores das masmorras e cavernas, absorvendo seres vivos, corpos em decomposição, lixo e o que mais encontrar. Materiais inorgânicos podem ser vistos dentro do cubo.
Um cubo gelatinoso típico mede 4,5m de lado, e pesa cerca de 2,2 toneladas, embora possa haver espécimes maiores.
O cubo gelatinoso ataca simplesmente batendo uma parte de seu corpo contra a vítima. Ele também pode atacar com um pseudópodo, mas prefere engolfar seus oponentes.
Percepção às Cegas: o cubo gelatinoso pode perceber seus inimigos a até 18m sem enxergá-los, mesmo criaturas invisíveis ou em uma área de Escuridão.
Imunidade a Eletricidade: magias e ataques baseados em eletricidade (como Toque Chocante) não causam nenhum dano contra o cubo gelatinoso.
Ácido: pancadas do cubo carregam ácido que causa dano extra. No entanto, esse ácido não afeta pedra ou metais — e portanto não funciona contra personagens usando uma cota de malha ou couraça.
Engolfar: mesmo sendo muito lento, um cubo gelationoso pode absorver criaturas menores que ele, movendo-se sobre seus alvos. Os oponentes devem ter sucesso em um teste de Reflexos (CD 13) para não serem engolfados. Aqueles que falham ficam presos dentro do cubo, sofrendo ataques automáticos de dano e paralisia em todas as rodadas (os ataques acertam automaticamente, mas a vítima ainda tem direito a seus testes de resistência).
Paralisia: o cubo gelatinoso secreta um limo anestésico. Qualquer alvo atingido pela pancada do pseudópodo ou pelo ataque de engolfar deve ter sucesso em um teste de Fortitude (CD 20) ou ficará paralisado por 3d6 rodadas. O cubo pode engolfar automaticamente um oponente paralisado (que não terá direito a um teste de Reflexos para evitar).
Transparente: cubos gelatinosos são difíceis de enxergar nas masmorras e túneis onde vivem, mesmo sob condições favoráveis. É necessário sucesso em um teste de Observar (CD 15) para notar o monstro.
Quem falhar no teste não o verá e pode caminhar diretamente para dentro dele, sendo engolfado automaticamente.
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