Tendências
O uso de tendencias é opcional, contudo muito util para campanhas medievais, esse texto foi estraido do Primeiras Aventuras!!!
Tendências
A tendência de um personagem ou criatura (também conhecida como “alinhamento”) indica seu comportamento, sua filosofia de vida, sua forma de ver o mundo.
Uma tendência é classificada em dois eixos: o eixo moral, entre o Bem e o Mal; e o eixo ético, entre a Lei (ou Ordem) e o Caos. Para ambos os eixos, existe também a Neutralidade, resultando em nove combinações possíveis.
Pessoas e criaturas convivem melhor com aqueles de tendência igual, ou parecida. Aventureiros normalmente são de boa índole, Bondosos ou Neutros — quase nunca Malignos. Seus adversários, no entanto, constantemente são Malignos. Quanto a Ordem e Caos, aventureiros e vilões podem adotar quaisquer dos lados.
Qualquer negociação com outros personagens ou criaturas de tendência oposta (moral ou ética) será complicada. Testes de Blefar, Diplomacia, Intimidar e outros baseados em Carisma serão mais difíceis quando envolvem alvos de tendências contrárias.
As nove tendências são:
Leal e Bondoso (LB): faz o que é esperado de uma pessoa justa, combatendo o mal, respeitando a lei e sacrificando-se para ajudar os necessitados. Personagens com esta tendência dizem a verdade e cumprem promessas.
Neutro e Bondoso (NB): são pessoas de bom coração, que também ajudam os inocentes, mas às vezes violam leis e escondem a verdade quando necessário. A maioria dos heróis aventureiros segue esta tendência.
Caótico e Bondoso (CB): são espíritos livres, que promovem o bem — mas sem obedecer regras, preferindo seguir seus próprios instintos e convicções.
Leal e Neutro (LN): estas pessoas são metódicas e disciplinadas, obedecendo às leis e mantendo suas promessas a qualquer custo. Nem sempre tentam ajudar os outros, mas também não procuram prejudicá-los em proveito próprio.
Neutro (N): indivíduos que sigam esta tendência são raros, pois não favorecem o bem, o mal, a ordem ou o caos. Para eles, o equilíbrio entre todos é a melhor opção.
Caótico e Neutro (CN): são pessoas imprevisíveis, até mesmo loucas. Valorizam a liberdade de fazer o que bem entendem, quando bem entendem. Regras não importam, muito menos o bem ou o mal.
Leal e Maligno (LM): estas pessoas obedecem leis e códigos de conduta, mas fazem o possível para distorcê-los em sua própria vantagem para realizar planos maléficos. Muitos tiranos e magos malignos são LM.
Neutro e Maligno (NM): egoístas e mesquinhos, adotam regras em um instante apenas para quebrá-las em seu próprio benefício no minuto seguinte. A maioria dos monstros segue esta tendência.
Caótico e Maligno (CM): são extremamente cruéis, tirando prazer do sofrimento de outros. Capazes de qualquer ato desprezível para alcançar seus objetivos, ignorando qualquer lei ou regra. Estão entre os piores monstros.
Personagens e criaturas com as três tendências malignas (LM, NM, CM) podem ser detectados pela magia Detectar o Mal.
Um personagem ou criatura se comporta de acordo com sua tendência na maior parte do tempo — mas não o tempo todo! Um personagem Leal pode, uma vez ou outra, violar uma regra ou quebrar uma promessa. Um personagem Maligno pode, por alguma razão, ajudar uma pessoa em apuros. No entanto, atitudes que contrariam sua tendência são raras, jamais constantes.
Tendências
A tendência de um personagem ou criatura (também conhecida como “alinhamento”) indica seu comportamento, sua filosofia de vida, sua forma de ver o mundo.
Uma tendência é classificada em dois eixos: o eixo moral, entre o Bem e o Mal; e o eixo ético, entre a Lei (ou Ordem) e o Caos. Para ambos os eixos, existe também a Neutralidade, resultando em nove combinações possíveis.
Pessoas e criaturas convivem melhor com aqueles de tendência igual, ou parecida. Aventureiros normalmente são de boa índole, Bondosos ou Neutros — quase nunca Malignos. Seus adversários, no entanto, constantemente são Malignos. Quanto a Ordem e Caos, aventureiros e vilões podem adotar quaisquer dos lados.
Qualquer negociação com outros personagens ou criaturas de tendência oposta (moral ou ética) será complicada. Testes de Blefar, Diplomacia, Intimidar e outros baseados em Carisma serão mais difíceis quando envolvem alvos de tendências contrárias.
As nove tendências são:
Leal e Bondoso (LB): faz o que é esperado de uma pessoa justa, combatendo o mal, respeitando a lei e sacrificando-se para ajudar os necessitados. Personagens com esta tendência dizem a verdade e cumprem promessas.
Neutro e Bondoso (NB): são pessoas de bom coração, que também ajudam os inocentes, mas às vezes violam leis e escondem a verdade quando necessário. A maioria dos heróis aventureiros segue esta tendência.
Caótico e Bondoso (CB): são espíritos livres, que promovem o bem — mas sem obedecer regras, preferindo seguir seus próprios instintos e convicções.
Leal e Neutro (LN): estas pessoas são metódicas e disciplinadas, obedecendo às leis e mantendo suas promessas a qualquer custo. Nem sempre tentam ajudar os outros, mas também não procuram prejudicá-los em proveito próprio.
Neutro (N): indivíduos que sigam esta tendência são raros, pois não favorecem o bem, o mal, a ordem ou o caos. Para eles, o equilíbrio entre todos é a melhor opção.
Caótico e Neutro (CN): são pessoas imprevisíveis, até mesmo loucas. Valorizam a liberdade de fazer o que bem entendem, quando bem entendem. Regras não importam, muito menos o bem ou o mal.
Leal e Maligno (LM): estas pessoas obedecem leis e códigos de conduta, mas fazem o possível para distorcê-los em sua própria vantagem para realizar planos maléficos. Muitos tiranos e magos malignos são LM.
Neutro e Maligno (NM): egoístas e mesquinhos, adotam regras em um instante apenas para quebrá-las em seu próprio benefício no minuto seguinte. A maioria dos monstros segue esta tendência.
Caótico e Maligno (CM): são extremamente cruéis, tirando prazer do sofrimento de outros. Capazes de qualquer ato desprezível para alcançar seus objetivos, ignorando qualquer lei ou regra. Estão entre os piores monstros.
Personagens e criaturas com as três tendências malignas (LM, NM, CM) podem ser detectados pela magia Detectar o Mal.
Um personagem ou criatura se comporta de acordo com sua tendência na maior parte do tempo — mas não o tempo todo! Um personagem Leal pode, uma vez ou outra, violar uma regra ou quebrar uma promessa. Um personagem Maligno pode, por alguma razão, ajudar uma pessoa em apuros. No entanto, atitudes que contrariam sua tendência são raras, jamais constantes.
Comentários
Postar um comentário