Moedas

Em mundos de campanha medieval, ao contrário do Defensores de Toquio Padrão, será sempre preciso usar dinheiro, a regra a seguir foi extraido do Primeiras Aventuras.

Existem três tipos de moedas: peças de cobre, de prata e de ouro.
Uma peça de cobre (ou 1 PC) é a menor unidade monetária, bastante usada por camponeses, comerciantes e outras pessoas simples em seu dia-a-dia. Uma peça de cobre pode pagar um caneco de bebida em uma taverna, ou comprar uma tocha comum.
Uma peça de prata (1 PP) vale dez peças de cobre, sendo mais rara entre pessoas comuns.
Três peças de prata (ou 30 PC) pagam uma boa refeição em uma taverna, e 5 PP (ou 50 PC) pagam uma noite em uma estalagem.
Uma peça de ouro (1 PO) vale dez peças de prata (10 PP) e cem peças de cobre (100 PC), sendo muito raro ver uma moeda valiosa destas em pequenos povoados — apenas aristocratas e aventureiros costumam possuir estas moedas. Uma peça de ouro pode comprar uma lança, uma corda de 15m, uma aljava com 20 flechas, ou um cantil de couro. No entanto, certos itens podem custar muitas peças de ouro, como uma forte armadura de placas (1.500 PO).
Uma moeda de qualquer tipo pesa 10 gramas; cem moedas pesam 1kg.
Todo personagem de 1º nível já começa o jogo com certa quantia em dinheiro, que será necessário para comprar equipamentos:
• Combatentes começam com 6dx10 peças de ouro (entre 60 e 360 GP).
• Especialistas começam com 5dx10 peças de ouro (entre 60 e 300 GP).
• Conjuradores começam com 4dx10 peças de ouro (entre 50 e 240 GP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem-Lagarto

Elfo Negro (Drow)

Carniçal