Armas Medievais
Armas Simples
Adaga: é parecida com uma grande faca caseira, mas maior e com uma lâmina mais afiada. Devido ao seu tamanho pequeno, uma adaga fornece um bônus de +2 em testes de Prestidigitação para esconder a
arma no próprio corpo ou roupas.
Besta: composta por um arco montado sobre uma coronha de madeira e um gatilho, a besta dispara virotes com grande força e potência, sendo mais fácil de usar que um arco comum. No entanto, seu tempo de recarga é longo demais — gasta uma rodada para atirar e outra para recarregar, permitindo apenas um ataque a cada duas rodadas. Apenas personagens com o talento Rapidez de Recarga podem atirar e recarregar na mesma rodada. Apontar e recarregar uma besta exige as duas mãos.
Uma besta tem alcance de 30m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre redutor de –2 para cada 30m extras, até um máximo de –20 a 300m.
O acerto decisivo de uma besta acontece quando o atacante obtém um 19 ou um 20 na jogada de ataque (em vez de apenas um 20). Em caso de acerto decisivo, uma besta causa dano triplicado.
Clava: apenas um pedaço de madeira empunhado como arma, geralmente usado por bárbaros ou criaturas brutais — ou como arma improvisada, com um galho de árvore ou perna de mesa. Sendo fácil de conseguir em praticamente qualquer lugar, seu preço é zero.
Funda: uma simples tira de couro usada para arremessar pedras ou balas de metal. Seus ataques são à distância, usando o modificador de Destreza para ataques, mas o modificador de Força para o dano. Pode-se recarregar e atacar com uma funda na mesma rodada. Disparar exige apenas uma mão, mas recarregar exige as duas. Balas metálicas são melhores que pedras (estas impõem –1 no ataque e dano).
Uma funda tem alcance de 15m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 15m extras, até um máximo de –20 a 150m. Seu custo é zero.
Lança: “lança” é o nome de qualquer arma feita com uma haste de madeira e uma ponta afiada (natural ou metálica), que pode ser usada em combate corpo-a-corpo ou arremessada. Por sua facilidade de fabricação (apenas uma pequena parte é feita de metal) e baixo preço, é muito comum entre orcs, kobolds e outras raças menos civilizadas. Pode ser usada com uma única mão.
Uma lança arremessada tem alcance de 9m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 9m extras, até um máximo de –10 a 45m.
Maça: é arma favorita de muitos clérigos bondosos, porque não derrama (muito) sangue. Uma maça é um bastão com um peso metálico em sua extremidade. Mesmo quando uma maça tem pontas, seu dano é por esmagamento.
Armas Comuns
Arco Curto: este arco tem pouco menos de um metro de comprimento, e dispara flechas de tamanho apropriado. Usá-lo exige ambas as mãos, impossibilitando a utilização de escudos. Seus ataques são à distância, usando o modificador de Destreza para ataques — mas o dano não usa nenhum modificador. Por seu tamanho, é comum entre raças pequenas como halflings, kobolds e goblins, mas criaturas de tamanho humano também podem usá-lo.
Um arco curto tem alcance de 18m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 18m extras, até um máximo de –20 a 180m. Em caso de acerto decisivo, uma flecha causa dano triplicado.
Arco Longo: é maior e dispara mais longe que o arco curto, sendo próprio para criaturas de tamanho humano. Exige ambas as mãos, impossibilitando escudos. Ataca à distância, com o modificador de Destreza para ataques, mas sem modificador no dano.
Um arco curto tem alcance de 30m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 30m extras, até um máximo de –20 a 300m. Em caso de acerto decisivo, uma flecha causa dano triplicado.
Arma de Haste (Alabarda): lembra uma lança, mas maior e mais massiva, com mais de 2m de comprimento. É própria para manter o inimigo à distância e dificultar sua aproximação. Um lutador armado com uma alabarda tem direito a um ataque extra (um “ataque de oportunidade”) quando um adversário tenta se aproximar para um ataque corpo-a-corpo.
Uma alabarda não pode ser usada em lugares apertados, com pouco espaço para manobrar a arma (pelo menos 3m de largura). Seu uso exige as duas mãos, e não pode ser arremessada.
Espada Curta: uma arma muito comum, esta espada costuma ter entre 40 e 50cm de comprimento. É usada como arma de corpo-acorpo por raças pequenas como halflings, kobolds e goblins, mas criaturas de tamanho humano também podem usá-la.
Espada Longa: a típica arma do aventureiro, esta espada mede entre 80cm e 1m, com uma lâmina reta e afiada nos dois lados, empunhada com uma só mão. Criaturas pequenas precisam das duas mãos para usar uma destas.
Espada de Duas Mãos (Montante): esta espada enorme e pesada, com 1,5m de comprimento, é uma das mais poderosas armas que um aventureiro pode usar. Pode ser manuseada apenas com as duas mãos. Seu acerto decisivo acontece quando o atacante obtém um 19 ou um 20 na jogada de ataque.
Machado de Batalha: em vez de uma ferramenta para cortar árvores, o machado de batalha é uma das armas favoritas dos anões, praticamente o símbolo de sua raça. Em caso de acerto decisivo, um machado de batalha causa dano triplicado.
Adaga: é parecida com uma grande faca caseira, mas maior e com uma lâmina mais afiada. Devido ao seu tamanho pequeno, uma adaga fornece um bônus de +2 em testes de Prestidigitação para esconder a
arma no próprio corpo ou roupas.
Besta: composta por um arco montado sobre uma coronha de madeira e um gatilho, a besta dispara virotes com grande força e potência, sendo mais fácil de usar que um arco comum. No entanto, seu tempo de recarga é longo demais — gasta uma rodada para atirar e outra para recarregar, permitindo apenas um ataque a cada duas rodadas. Apenas personagens com o talento Rapidez de Recarga podem atirar e recarregar na mesma rodada. Apontar e recarregar uma besta exige as duas mãos.
Uma besta tem alcance de 30m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre redutor de –2 para cada 30m extras, até um máximo de –20 a 300m.
O acerto decisivo de uma besta acontece quando o atacante obtém um 19 ou um 20 na jogada de ataque (em vez de apenas um 20). Em caso de acerto decisivo, uma besta causa dano triplicado.
Clava: apenas um pedaço de madeira empunhado como arma, geralmente usado por bárbaros ou criaturas brutais — ou como arma improvisada, com um galho de árvore ou perna de mesa. Sendo fácil de conseguir em praticamente qualquer lugar, seu preço é zero.
Funda: uma simples tira de couro usada para arremessar pedras ou balas de metal. Seus ataques são à distância, usando o modificador de Destreza para ataques, mas o modificador de Força para o dano. Pode-se recarregar e atacar com uma funda na mesma rodada. Disparar exige apenas uma mão, mas recarregar exige as duas. Balas metálicas são melhores que pedras (estas impõem –1 no ataque e dano).
Uma funda tem alcance de 15m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 15m extras, até um máximo de –20 a 150m. Seu custo é zero.
Lança: “lança” é o nome de qualquer arma feita com uma haste de madeira e uma ponta afiada (natural ou metálica), que pode ser usada em combate corpo-a-corpo ou arremessada. Por sua facilidade de fabricação (apenas uma pequena parte é feita de metal) e baixo preço, é muito comum entre orcs, kobolds e outras raças menos civilizadas. Pode ser usada com uma única mão.
Uma lança arremessada tem alcance de 9m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 9m extras, até um máximo de –10 a 45m.
Maça: é arma favorita de muitos clérigos bondosos, porque não derrama (muito) sangue. Uma maça é um bastão com um peso metálico em sua extremidade. Mesmo quando uma maça tem pontas, seu dano é por esmagamento.
Armas Comuns
Arco Curto: este arco tem pouco menos de um metro de comprimento, e dispara flechas de tamanho apropriado. Usá-lo exige ambas as mãos, impossibilitando a utilização de escudos. Seus ataques são à distância, usando o modificador de Destreza para ataques — mas o dano não usa nenhum modificador. Por seu tamanho, é comum entre raças pequenas como halflings, kobolds e goblins, mas criaturas de tamanho humano também podem usá-lo.
Um arco curto tem alcance de 18m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 18m extras, até um máximo de –20 a 180m. Em caso de acerto decisivo, uma flecha causa dano triplicado.
Arco Longo: é maior e dispara mais longe que o arco curto, sendo próprio para criaturas de tamanho humano. Exige ambas as mãos, impossibilitando escudos. Ataca à distância, com o modificador de Destreza para ataques, mas sem modificador no dano.
Um arco curto tem alcance de 30m. Para alvos mais distantes, o ataque sofre um redutor de –2 para cada 30m extras, até um máximo de –20 a 300m. Em caso de acerto decisivo, uma flecha causa dano triplicado.
Arma de Haste (Alabarda): lembra uma lança, mas maior e mais massiva, com mais de 2m de comprimento. É própria para manter o inimigo à distância e dificultar sua aproximação. Um lutador armado com uma alabarda tem direito a um ataque extra (um “ataque de oportunidade”) quando um adversário tenta se aproximar para um ataque corpo-a-corpo.
Uma alabarda não pode ser usada em lugares apertados, com pouco espaço para manobrar a arma (pelo menos 3m de largura). Seu uso exige as duas mãos, e não pode ser arremessada.
Espada Curta: uma arma muito comum, esta espada costuma ter entre 40 e 50cm de comprimento. É usada como arma de corpo-acorpo por raças pequenas como halflings, kobolds e goblins, mas criaturas de tamanho humano também podem usá-la.
Espada Longa: a típica arma do aventureiro, esta espada mede entre 80cm e 1m, com uma lâmina reta e afiada nos dois lados, empunhada com uma só mão. Criaturas pequenas precisam das duas mãos para usar uma destas.
Espada de Duas Mãos (Montante): esta espada enorme e pesada, com 1,5m de comprimento, é uma das mais poderosas armas que um aventureiro pode usar. Pode ser manuseada apenas com as duas mãos. Seu acerto decisivo acontece quando o atacante obtém um 19 ou um 20 na jogada de ataque.
Machado de Batalha: em vez de uma ferramenta para cortar árvores, o machado de batalha é uma das armas favoritas dos anões, praticamente o símbolo de sua raça. Em caso de acerto decisivo, um machado de batalha causa dano triplicado.
Kd o dano das armas?
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