Faça vc seu mesmo seu monstro para sua aventura






Conceito e Nome








Conceito e Nome


Antes de pensar na ficha em si, pense em como
será a criatura em termos gerais. Uma criatura boa é aquela que pode ser
descrita em poucas palavras. Por exemplo, o dragão, o monstro mais famoso de
todos, pode ser descrito simplesmente como um “réptil alado que cospe fogo”.


 


Ao contrário de personagens jogadores, que
estarão presente na maior parte da aventura (ao menos assim esperamos), uma
criatura irá aparecer em poucas cenas — talvez apenas em uma. Assim, de nada
adianta uma criatura ter dúzias de habilidades especiais, se só terá tempo de
mostrar poucas. Além do “tempo em cena”, há outro fator que pesa a favor das
criaturas terem poucas habilidades: elas são controladas pelo mestre, que tem
outras tarefas no jogo. Enquanto cada jogador normalmente controla apenas um
personagem, o que permite que personagens sejam mais complexos, o mestre pode
controlar diversas criaturas ao mesmo tempo, além de ter que se preocupar com o
desenrolar da aventura como um todo. Se cada criatura for tão complicada quanto
um personagem, as coisas ficarão difíceis para o mestre!


Assim, quando for fazer a ficha, tenha em
mente o seguinte:


qualidade é melhor que quantidade. Como regra geral, uma
criatura deve ter de uma a três habilidades especiais. Uma criatura sem
habilidades especiais pode ficar sem graça, mas uma com mais de três pode fi car complexa demais. Exceções
existem, é claro, mas esse intervalo é uma boa regra geral.


Pense também na função da criatura. Algumas
são feitas para serem usadas em grandes quantidades, como kobolds
— essas devem ser simples, para que controlar várias delas ao mesmo tempo não
deixe o jogo lento. Outras são criadas para enfrentar o grupo
sozinhas
— essas devem ter uma boa quantidade de pontos de vida e
habilidades defensivas, para que não sejam derrotadas muito rapidamente.


Quando o conceito geral da criatura estiver
definido, pense em alguns detalhes. Por exemplo: onde ela vive,
como ela vive, e como ela se relaciona com outras criaturas são perguntas que,
se respondidas, podem enriquecer bastante a criatura.


Se você estiver fazendo a ficha de uma
criatura que já existe, pode pular esta etapa e ir direto para o passo 1, “tipo
de criatura”.


 


Monstros



Dado de vida


Bônus Base de Ataque


Pontos de Vida



Resistência boa


Resistências Fracas



Especial (talento ou poderes)


1



+1


1d+mod*



+2


+0


+



2


+2



2d+(modx2)


+3


+0


 


3


+3


3d+(modx3)



+3


+1



+


4



+4


4d+(modx4)


+4



+1


 


5


+5



5d+(modx5)


+4


+1



 


6



+6/+1


6d+(modx6)


+5


+2


+



7


+7/+2



7d+modx7)


+5


+2


 


8


+8/+3


8d+(modx8)



+6


+2



 


9



+9/+4


9d+(modx9)


+6



+3


+


10


+10/+5



10d+(modx10)


+7


+3



 


11



+11/+6/+1


11d+(modx11)


+7


+3


 



12


+12/+7/+2



12d+(modx12)


+8


+4


+


13


+13/+8/+3


13d+(modx13)



+8


+4



 


14



+14/+9/+4


14d+(modx14)


+9



+4


 


15


+15/+10/+5



15d+(modx15)


+9


+5



+


16



+16/+11/+6/+1


16d+modx16)


+10


+5


 



17


+17/+12/+7/+2



17d+(modx17)


+10


+5


 


18


+18/+13/+8/+3


18d+(modx18)



+11


+6



+


19



+19/+14/+9/+4


19d+(modx19)


+11



+6


 


20


+20/+15/+10/+5



20d+(modx20)


+12


+6



 





 


Atributos: 2d+6, carisma 2d


Poder
único


CA= DV+bônus na habilidade





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