Dicionário de termos RPGisticos: dungeoncrawl

 




Basicamente uma masmorra (caverna, esgotos, construção abandonada, etc) mapeada cheia de monstros, armadilhas, puzzles e escolhas mortais. Com o melhor do gênero matar monstro, pilhar tesouros e destruir. No principio do RPG era a mais comum das aventuras, principalmente em fantasia medieval.


É preciso que se entenda que não precisa ser uma "construção debaixo da terra" para ser uma dungeon, afinal um navio pirata, floresta fechada, cidade fantasma, etc, podem ser uma aventura dungeoncrawl. Ou mesmo não estão limitadas a aventuras medievais podendo se passar no presente (invadir uma instalação militar ou uma empresa), Ciberpunk (invadir tanto fisicamente uma corporação e hackar os computadores), ou mesmo no futuro (entrar na estrela da morte e roubar seus planos sem serem visto).


Com o passar do tempo houve um intenso questionamento com esse tipo de aventura: Como os monstros foram parar lá? Como um dragão colossal cabe numa caverna estreita? matar os pobres orks e goblinoides uma especie de racismo, não os levaria a extinção? Entrar na "casa dos outros" matar os moradores (mesmo um mago necromante que vai dominar o mundo), roubar seus pertences e vandalizar o local moralmente errado? Não era melhor guardar o tesouro num cofre?

Os adeptos do rpg interpletativo Shakspiriano, torciam o nariz para esse tipo de aventura e ele quase desapareceu por um tempo, mas de um tempo para cá tem voltado com força total.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem-Lagarto

Carniçal

SÁTIRO / FAUNO