Akira



A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruída (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gang de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gang rival, quando o membro mais novo do gang de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente.
Akira, gira em torno da idéia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna.
No manga, Akira é um personagem que surge apenas no segundo volume, enquanto que no filme, Akira foi dissecado para pesquisa e os seus restos mortais permanecem armazenados em crio conservação por baixo do Estádio Olímpico de Tóquio. Esta mudança tem um efeito dramático sobre a história. No manga, Akira e Tetsuo aliam-se e depois Akira destrói Neo-Tóquio. O manga tem muitas diferenças em relação ao filme, mas o resultado é o mesmo em ambos.

Poderes Psiônicos para Akira

Estas regras tem a função de ajudar um mestre em uma mesa/ campanha de Akira. Não espere aqui uma vasta gama de poderes, mas sim dicas básicas de como cuidar da questão em mesa.
Antes das regras propriamente ditas, vou explicar rapidamente como os poderes psiônicos surgiram no Mangá/ Animê, mas aconselho que o filme e o gibi sejam lidos para explicações mais amplas.
Pessoalmente, no entanto, não sugiro ao mestre que este tipo de personagem seja dado nas mãos de players, ou, se o fizer, que deixe-os em um nível muito baixo de poder. O resto é com você.

A Origem: No final da década de 70 o governo japonês criou um programa de parapsicologia para estudar e estimular crianças com algum potencial psiônico. Elas eram numeradas de acordo com o período da pesquisa e tinham seus números tauados na palma de suas mãos.
A 11-19, a primeira série, as que apresentaram pouco, porém interessantes resultados, permitindo a série 20.
A série 20, no entanto, foi outro caso. Com o conhecimento adquirido na séria “10”, os estímulos mais apropriados e eficazes, bem como as drogas mais poderosas, puderam ser desenvolvidas. O resultado seria espetacular se não fosse um pequeno problema de cinco letras: AKIRA. Akira (o número 28) se tornou tão poderoso que um dia (na década de 80) simplesmente se tornou uma bomba, destruindo Tókio, todos os representantes da série 30 e milhões de pessoas no processo. A explosão foi entendida na época como um ataque nuclear, o que resultou em uma guerra nuclear limitada que consumiu o planeta nos anos seguintes.
Cerca de trinta anos depois temos Neo-Tokio, uma gigante reconstruída a partir de suas ruinas um pouco mais ao sul, com gigantescos prédios, um governo provisório no Japão bastante confuso (e por vezes corrupto), novas religiões, uma série de adolescentes orfãos e um estado de sítio permanente. O governo ainda procura por pessoas com poderes psiônicos, já que os identifica como arma e como ameaça, bem como rebeldes, que querem derrubar o governo e caçam informações sobre quem ou o quê seria “Akira”. Dizem que em algum lugar no subterrâneo de Neo-tokio existe um complexo militar ou um laboratório com todas as respostas.

Os Poderes:

Seguem o esquema tradicional dos poderes, tradicionalmente um repertório de poderes alternativos. Todos com a fonte Psiquismo. Os efeitos mais comuns demonstrados no filme são grandes explosões (talento bola de energia por exemplo), outros poderes podem ser emulados com técnicas secreta como: telecinesse, invisibilidade, campos de força, cura, regeneração, vôo e telepatia. No mangá ainda são citados aumentos de habilidades físicas. Mas não se sinta impedido de criar outros efeitos a sua vontade.

A também duas coisas precisam ser ditas: O Controle e as Drogas.


-O “Controle”: Algo que vai consumindo os personagens Psi conforme ele ficam mais poderosos. Talvez seja uma corrupção inata dos poderes psi, talvez seja devido a outro motivo. Em termos de regras os personagens de Akira com superpoderes devem possuir o defeito dependência. Caso ele falhe no teste do defeito ocorre o descontrole.
O descontrole é uma situação potencialmente letal. O personagem é obrigado a usar TODOS os poderes que possua em efeitos aleatórios, os alvos também são aleatórios, mas considerando que boa parte de seus poderes tem alcance pessoal não acreditamos que o personagem passe por essa inteiro.
Como comum o personagem pode resistir a qualquer efeito que possa ser resistido. Do contrario sofrerá os efeitos do poder.
O mestre pode descrever QUAISQUER efeitos colaterais que achar adequado para a cena. Uma vez que o personagem está em descontrole ele deve fazer teste de vontade com a CD estipulada pelo mestre. Quando mais irritado, ou mentalmente instável estiver o personagem maior valor do teste, mas sempre será um grande risco a tudo ao redor.
Depois de voltar a se controlar o personagem estará exausto, e não pode voltar a usar seus poderes, devendo descansar para se recuperar. Ou pode apelar as drogas.

As Drogas:


Em Akira as drogas, em especiais as psicotrópicas, são usadas por vários personagens em vários momentos. Alem dos seus efeitos óbvios, como anestésicos e causar viagens (a critério do mestre imagine uma ilusão que afeta apenas o personagem que toma as drogas) seu efeito mais impressionante é dar +2 de bônus para o teste de controle para evitar a retenção, é possível tomar mais do que a dose recomendada e aumentar o bônus. Cada cápsula após a primeira aumenta o bônus em +1 até um máximo de +10.
O personagem deve fazer um teste de Fortitude com CD igual 10+ o bônus que recebeu ou ficara viciado na droga. Por exemplo, querendo receber um bônus de +5 para o teste de controle Ikimaru tomou uma dose muito elevada do remédio. Ele deve fazer um teste de CD 15, se não passar passa a estar dependente dela.
Para todos os efeitos você recebe a Desvantagem Dependência, mas sem receber pontos pela desvantagem. Não é possível morrer dessa dependência, mas se pode ter a Constituição reduzida a 1 o que tornará o personagem uma sombra de quem era. Por ser uma desvantagem ganha em jogo o personagem apenas pode se livrar dela em jogo por decisão do mestre, mas seria uma boa idéia se manter afastado de mais drogas para evitar recair na dependência.
Um personagem pode tomar as drogas para caso queira usar seus poderes, mesmo sem se recuperar de um descontrole. Nesse caso ela não dará os bônus para evitar a Retenção, mas permite fazer um teste após o descontrole. Isso pode ser particularmente perigoso, já que corre-se o risco de perder o controle muitas vezes seguidas.
Não haverá aqui qualquer regra pra over dose, já que heróis de Mangá/Anime morrem em combate e não de drogas, mas o mestre é livre para decidir quando (e se) o personagem terá uma.

Criando Personagens:

Insistimos que os personagens jogadores NÃO tenham superpoderes, o mestre poderia tambem permitir psis com poderes fracos, caçados pelo exercito.
A idéia dos personagens de Akira é fazer um membro de gangue que se depara com misteriosos segredos escondidos pelos militares sobre o passado da cidade.
Salvo exceção do mestre os únicos poderes permitidos são dispositivos, ou aqueles derivantes de equipamentos.
Em Akira existem apenas Humanos. Humanos podem possuir poderes psíquicos com autorização do mestre.

Em geral os inimigos serão:

Membros de outras gangs, militares, psis, mechas de combate, policia, etc...

Adaptação livre para 4d&t do texto de M&M extraido de http://www.jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?p=228588#228588

e escrita por NewKid

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homem-Lagarto

Elfo Negro (Drow)

Carniçal